Por que – e como – preparar a sua empresa para o período pós-pandemia?
Independente do tamanho ou do segmento, ser dono (a) de uma empresa no Brasil sempre foi um grande desafio. Mas, nem nos piores pesadelos, imaginamos que a dificuldade do jogo dos negócios ultrapassaria o nível máximo em 2020, conhecido popularmente como o ano do corona.
Vimos empreendedores se desdobrando para ajustar produtos e serviços, rever equipes e, inclusive, formatos de trabalho, com o crescimento de 46% da adoção do home office e das configurações híbridas. Por outro lado, também vimos mais de 780 mil novas empresas surgirem e setores específicos, como o de comércio eletrônico e delivery, deslancharem para atender às novas necessidades da população. Os hábitos e prioridades mudaram em uma velocidade excepcionalmente alta. E um dos maiores aprendizados negociais que levamos é: se muda o comportamento do consumidor, o comportamento da sua empresa também precisa, de algum modo, ser adaptado.
Com protocolos de segurança e adequação ao ambiente online, o comércio varejista, aos poucos, conseguiu impulsionar as vendas até dezembro do último ano e a expectativa é que, segundo o IBGE, haja um avanço acelerado de 4,2% em 2021. Mas, como preparar o seu negócio para o futuro fim, cada vez mais próximo, da pandemia? A nossa dica é fazer diferentes investimentos. E acredite, não estamos falando só de dinheiro.
INVISTA EM PROPÓSITO
Empatia também vem das marcas. De acordo com o estudo Edelmam Trust Barometer, 97% dos brasileiros estão se preocupando mais com o coletivo e com como as empresas colaboram para fazer do mundo um lugar melhor. Isso vale para toda a cadeia produtiva, começando pela base da onde seu produto ou serviço é produzido e alcançando o impacto que isso tem na sociedade. Pergunte-se: “Por que a minha empresa existe?”. A partir disso, analise se o que você oferece hoje a torna, de alguma maneira, única no mercado. Mas lembre-se que negócios lucrativos só se consolidam quando tem como essencial o que os concorrentes consideram um diferencial.
INVISTA EM RELACIONAMENTO
Se antes, a máxima do “o bom atendimento é a base do sucesso de qualquer negócio” já era levada muito a sério, agora ela se torna um verdadeiro mantra que precisa não só ser lembrado, como também seguido à risca para humanizar o relacionamento com as empresas. Seja na interação por meio digital ou no olho no olho do presencial, o seu cliente ou futuro cliente, deve sentir que você não tem apenas o produto ou serviço que ele necessita, mas o cuidado e a atenção personalizada que ele merece.
INVISTA EM NOVOS CAMINHOS
Duas coisas que o (a) empreendedor (a) sabe de cor é que leva tempo para se alcançar metas e que essas metas podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre bom poder se reinventar, aproveitando o que os novos caminhos tem para oferecer. Seja a atualização do seu catálogo, a especialização da sua equipe, a revisão do planejamento do negócio ou até mesmo novos meios de chegar ao seu consumidor.
INVISTA EM COMUNICAÇÃO
E por falar em alcançar o consumidor… Mais de 36% dos líderes corporativos afirma que perdeu clientes durante a pandemia devido a falhas na comunicação. De nada adianta ter mais segurança sobre a sua empresa, se você não fizer isso alcançar o seu público, tanto interno quanto externo. Investir em comunicação é fazer com que estratégias assertivas e criativas falem pelo seu negócio e te tragam mais rentabilidade. O que, aonde, quando, para quem e como divulgar são pontos que precisam ser levados em consideração, com o auxilio de especialistas (como os aqui da Zee – olha o merchan!), para fazer a sua empresa vender mais.
A pandemia acelerou diversas transformações e o senso de urgência permeia diversas esferas da vida. Mudar de dentro pra fora também é indispensável para as pessoas jurídicas.
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