O que os especialistas em marketing digital ainda não te contaram
Quantas vezes você, no intuito de ver um vídeo no YouTube, se deparou com o seguinte anúncio: “Cresça a sua empresa e venda mais em APENAS 7 dias”? E todas as vezes, você se questiona sobre a mágica que há por trás disso, para fazer milagres negociais em uma semana. Bem, não há nenhuma mágica.
O que há é um conjunto de técnicas que foram aplicadas e testadas por um longo tempo, em determinado tipo de negócio, para só então desenvolver uma metodologia, na maioria das vezes, assertiva e ágil, que possibilita o planejamento, execução e alcance de resultados rápidos. E quando falamos de marketing digital, a “fórmula” precisa ser ainda mais adaptável e personalizada.
A última pesquisa TIC Domicilios, revelou que somos 134 milhões de usuários de internet no Brasil. E o nosso país é o terceiro lugar no ranking das populações que passam mais tempo em aplicativos – são, em média, 3 horas e 45 minutos por dia. Muito, não é?! Mas ainda tem mais. Em 2020, com a ascensão dos novos hábitos digitais, as vendas em e-commerces e marketplaces cresceram 47% no primeiro semestre, maior alta em 20 anos.
Ou seja, aumenta o número de consumidores conectados e também o número de pessoas que estão priorizando o relacionamento com as marcas nos meios digitais. E mesmo que a demanda seja grande, a oferta é maior e a concorrência igualmente desproporcional. São muitas empresas tentando se destacar, a qualquer custo, o tempo todo, em diferentes plataformas. Por isso, sai na frente e chega mais longe no marketing digital quem consegue se adequar à realidade do consumidor, estar atento às novidades de mercado e acompanhar de perto a construção e execução estratégica do seu negócio.
Na prática, existem diversas formas de conseguir alcançar sucesso no digital. E são os detalhes que podem acelerar esse processo.
1 – Ter paciência e planejar: a maioria das pessoas espera construir um império de um dia pra noite, mas resultados sólidos no digital também dependem de constância. Tudo na internet costuma ser “pra ontem”, mas pensar um pouco e desenvolver uma boa estratégia, antes de apenas sair divulgando o seu produto e serviço, te ajuda a ser mais assertivo no investimento do seu dinheiro.
2 – Testar e adaptar: o Princípio de Pareto diz que 80% dos nossos resultados só dependem de 20% do nosso esforço. No final das contas, a sua empresa precisa sim de uma base de conhecimento teórico sólido, mas no digital, é indispensável entender como o que foi idealizado é interpretado pelo público e pelas ferramentas. Tudo o que se testa e é adaptado, tem mais chances de produzir bons resultados.
3 – Ser confiável e oferecer segurança: A pesquisa “2021 Global Marketing Trends – Find your focus” realizada pela Deloitte, mostra que os consumidores esperam cada vez mais transparência das marcas. Ter propriedade naquilo que se oferece é o primeiro passo para a construção de uma relação confiável com o cliente. Isso vai desde o entendimento da sua marca, do seu nicho e dos seus concorrentes, até a construção da sua comunicação e estratégia de venda em plataformas como sites e redes sociais.
É importante frisar que esses são só alguns dos diversos pontos a serem destacados quando falamos de êxito e rentabilidade no marketing digital.
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